Bony Schachter
Glória Solé
Marília Gago
Raquel Pereira Henriques
Pedro Miralles Martínez
CONFERÊNCIAS NACIONAIS
O MOVIMENTO SERTANEJO DO CONTESTADO: DESCOMPASSO ENTRE A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA E O ENSINO ESCOLAR
Alexandre Assis Tomporoski
André Bueno
CONECTANDO OS SABERES: O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
Carla Satler
Carlos André Silva de Moura
Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
Everton Carlos Crema
Maria Auxiliadora Schmidt
Jaqueline Ap. M. Zarbato
Jeannie da Silva Menezes
Kalina Vanderlei Silva
Luciano José Vianna
Marcelo Fronza
O CINEMA E AS ÁFRICAS NO ESPAÇO ESCOLAR: QUATRO POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM
Marilda dos Santos Monteiro das Flores
Washington Santos Nascimento
O CINEMA E AS ÁFRICAS NO ESPAÇO ESCOLAR: QUATRO POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM
Marilda dos Santos Monteiro das Flores
Washington Santos Nascimento
Maytê R. Vieira
MESA ESPECIAL
Marlene Cainelli
Kátia Maria Abud
Geyso Germinari
Iracema Oliveira Lima
Magda Maria Peruzin Tuma
Marcia Elisa Tete Ramos
Maria Conceição Silva
Marisa Noda
Ronaldo Cardoso Alves
SOBRE OS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA: INQUIETAÇÕES DE UMA PESQUISA
Nucia Alexandra Silva de Oliveira
Rodrigo Otávio dos Santos
Rogério Vial
CONFLITOS: DISPUTAS ENTRE NARRATIVAS E SENTIDOS NA RELAÇÃO ENTRE CULTURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM UMA PESQUISA COLABORATIVA NO IFPR (CAMPUS CURITIBA)
Thiago Augusto Divardim de Oliveira
CONFLITOS: DISPUTAS ENTRE NARRATIVAS E SENTIDOS NA RELAÇÃO ENTRE CULTURA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM UMA PESQUISA COLABORATIVA NO IFPR (CAMPUS CURITIBA)
Thiago Augusto Divardim de Oliveira
Bom dia.
ResponderExcluirAs Confetências de um modo geral estão comprometidas em pensar o ensino de história no Brasil em um tempo permeado por incertezas.
Nesse sentido, destaco, entre outros, o trabalho de reflexào da professora Carla Satler, que traz a discussão sobre a crise identitária do ensino médio, destacando a encruzilhada em que se encontra em tempos de Reforma do Ensino Médio e Escola Sem Partido.
Outro aspecto da Conferência que me interessa é a pesquisa no âmbito do Ensino Médio, uma vez que tenho desenvolvido projeto Pibic Cnpq -Ensino Médio ao mesmo tempo que penso o ensino para além da preparação para enem-vestibular.
Até porque o ensino engajado é mais necessário do que nunca face aos últimos acontecimentos no Brasil.
Por fim, acredito que a história pode contribuur com a reflexão dos nossos tempos.
Francisca Márcia Costa