ALLEF DE LIMA LAURINDO FRAEMANN
JOSÉ PEDRO LOPES NETO
ANA MARCELA FRANÇA
ANA PAULA DOS SANTOS VERDE
FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: COMO EXPLICAR A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
ANA LETÍCIA PASQUALI KZIOZEK
BRUNA BRANDEL MELECK
ANDERSON CARLOS MEIRA RODRIGUES
ALINE DA ROCHA COUTINHO
ARNALDO MARTIN SZLACHTA JUNIOR
BRUNA CAROLINA MARINO RODRIGUES
CAROLINE TECCHIO
CELSO RAMOS FIGUEIREDO FILHO
CÉSAR FILIPE ALVES BARBOSA DA SILVA
CILÉSIA LEMOS
CLARA ZANDOMENICO MALVERDES
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM
CRISTINA HELOU GOMIDE
DANIEL LUCIANO GEVEHR
VANUZA MITTANCK
DÉBORA DORNELES UCHASKI
ISMAEL PAIVA DA SILVA
DEIBSON JOAQUIM DOS SANTOS
ÉDER DIAS DO NASCIMENTO
EDUARDO DA SILVA MELO
EDUARDO GOMES DA SILVA FILHO
LUCAS MONTALVÃO RABELO
ELOI GIOVANE MUCHALOVSKI
NATIVOS DIGITAIS E AULAS DE HISTÓRIA: COMO FAZER DESTA RELAÇÃO UM AMBIENTE PRODUTIVO DE APRENDIZAGEM
EVELLINE SOARES CORREIA
EUDES MARCIEL BARROS GUIMARÃES
FELIPE ADRIANO ALVES DE OLIVEIRA
GABRIEL DOS SANTOS BIRKHANN
GABRIEL PASSOLD
GABRIELA ALVES MONTEIRO
GUSTAVO BATISTA GREGIO
HÉLIA COSTA MORAIS
JESSICA GLEYCE DOS REIS FELIX
HELOISA PIRES FAZION
MARLENE ROSA CAINELLI
HEZROM VIEIRA COSTA LIMA
ISAIAS HOLOWATE
ISRAEL AQUINO
ISRAEL DE LIMA MIRANDA
JANAINA DA SILVA
JOÃO PEDRO BASSO
PEDRO ERNESTO MIRANDA RAMPAZO
JOSÉ LUCIANO DE A. DIAS FILHO
KAROLINE MARGARIDA FERNANDES JANUÁRIO
LEONARDO DE JESUS TAVARES
LEONARDO LEAL CHAVES
LUCAS EDUARDO DE OLIVEIRA
PABLO KYOSHI ROCHA
LUCIMAR ALBERTI
MARIA GEANNE MATIAS GONÇALVES
MARIA JULIANA DE FREITAS ALMEIDA
MARÍA ISABEL GIRALDO VÁSQUEZ
MÁRCIO VITOR SANTOS
MARCELLO PANIZ GIACOMONI
MÁRCIO DOS SANTOS RODRIGUES
MATHEUS HENRIQUE SUSSAI
MATHEUS M. CRUZ
MICHELE ROTTA TELLES
NÍCOLLAS VOSS REIS
NEIDI N. SKAKUM
PAOLA VIEIRA DA SILVEIRA
PAULO HENRIQUE DE SOUZA MARTINS
RAFAEL MARCELINO TAYAR
RAMON GUSTAVO BECKER
THIAGO RAFAEL DE SOUZA
RODRIGO CONÇOLE LAGE
RODRIGO LUIS DOS SANTOS
RONILSON OLIVEIRA PAULINO
VITOR MARCOS GREGÓRIO
ELISÂNGELA MOTA PIRES
ANA VITÓRIA KOZAN KIEDES
JULIEN DE PAULA
MARIANA HIRSCH LEANDRO
VALDENIRA SILVA DE MELO
O ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO DE HISTÓRIA DAS REVOLUÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ÓTICA A PARTIR DO USO DAS MÚSICAS E DA LITERATURA
WILVERSON RODRIGO SILVA DE MELO
O ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO DE HISTÓRIA DAS REVOLUÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ÓTICA A PARTIR DO USO DAS MÚSICAS E DA LITERATURA
WILVERSON RODRIGO SILVA DE MELO
WILVERSON RODRIGO SILVA DE MELO
Saudações.
ResponderExcluirApós a leitura dos textos aqui apresentados, vejo que os docentes de História, e sobretudo, os docentes-pesquisadores, têm desenvolvido e problematizado questões fundamentais sobre o uso das novas midias como também das mais tradicionais. Cinema, literatura, iconografia, internet, são ferramentas que em muito contribuem para que possamos abordar as diferentes faces da História, todavia, gostaria de ressaltar minha preocupação em relação à um desequilíbrio quantitativo, entre o volume de pesquisas que refletem sobre a a possibilidade e a utilidade teórica de se trabalhar com outras mídias e a Metodologia de trabalho.
Entendo que faltam às discussões, um espaço maior para expormos os protocolos de análise de imagem, os protocolos de trabalho com o cinema, com a música. Não se trata obviamente de imaginar a existência de uma receita, como se diz no senso comum, mas sim, de discutirmos os protoclos de análise, como o de Panofsky ou como o da Universidade Jaume I e sua aplicabilidade na sala de aula. parabéns a todos. IVETE BATISTA DA SILVA ALMEIDA
Caríssima Profa Ana Marcela. Boa tarde.
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Gostaria de saber de você sobre a questão da metodologia do trabalho com imagens. Você utiliza algum método específico? IVETE BATISTA DA SILVA ALMEIDA