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Ivaneide Barbosa

PROJETO DE EXTENSÃO DE HISTÓRIA COMO UM ELEMENTO DE FORMAÇÃO DO DISCENTE BOLSISTA
Profa. Dra. Ivaneide Barbosa Ulisses
UECE/Faculdade Dom Aureliano Matos

Para o evento trazemos as primeiras reflexões em torno do projeto de extensão História do Brasil pelas vias do Cinema (curso de História da FAFIDAM).  Iniciamos 2017 com a continuidade desse projeto que em 2016 tivera inicialmente como foco do trabalho associar conteúdos da História do Brasil às narrativas de filmes de produção nacional. Explanaremos um pouco sobre a realização do mesmo no ano passado e os ganhos observados no aspecto da atuação/aprendizagem dos alunos bolsista que pretendemos ampliar no ano corrente. O projeto tem como público alvo, alunos do ensino fundamental da cidade de Limoeiro do Norte- Ceará (cidade sede da Fafidam).
O grupo da universidade teve, ao longo de 2016, uma experiência riquíssima, com a realização de atividades tanto na escola como no espaço da faculdade. Os alunos puderam além das atividades propriamente ditas do projeto, participar de eventos com comunicação de artigos escritos coletivamente sobre o que estávamos realizando durante o período vigente do projeto de extensão. Percebemos o espaço de extensão como fundamental na formação do discente universitário.
Foi-nos exemplar a dificuldade que tivemos de relacionar diretamente o conteúdo do ensino da disciplina com os filmes, pois faltou o envolvimento direto das professoras nas atividades, devido a dificuldades das mesmas com a carga de trabalho. Optamos naquele momento, então, por trabalharmos conceitos importantes para área de história como “memória” e “narrativa”. 
O cerne do projeto passou a ser o debate de questões postas no tempo presente, mas que também é parte de uma história do Brasil crítica e argumentativa. Os filmes (tanto curtas como longas, assim como ficção ou não) reforçaram as possibilidades de diálogo sobre questões consideradas pelo público alvo como polêmicas.
Temos em nossa trajetória de docente na FAFIDAM realizado em escolas do município de Limoeiro do Norte – Ceará minicursos, atividades essas, aplicadas pelos alunos de História em disciplina como de História do Brasil, com excelentes resultados, tanto para os discentes universitários como para os do ensino fundamental e médio.
Com o Projeto se pode executar um específico programa de ensino teórico e metodológico com o aluno- bolsista em uma linguagem a qual temos pouco tempo durante o curso regular para aprofundarmos com as turmas (o trabalho com os filmes). O bolsista, ainda somou, a esse aprofundamento do assunto, a oportunidade de aplicação do conhecimento apreendido com os alunos do ensino básico. Foi ainda para o monitor mais um momento de conviver com o contexto da escola antes do término do curso e início da sua trajetória de professor.
Para o aluno da escola nos pareceu importante o contato com projetos oriundos do meio acadêmico, pois os levou a perceber a universidade mais próxima ao seu cotidiano, de si e de suas possibilidades de futuro.  No caso, o projeto “História pelas vias do Cinema”.
Acreditamos, que a exploração dos conteúdos dos filmes traz potencializa suas narrativas gerando conhecimento de maneira criativa e articulada com outros textos narrativos para além do livro didático (revistas, romances, poesias, quadrinhos, cordel, canções, entre outros) incentivando as turmas a apreciação estética e criativa por meio do campo da arte.  Pois, o filme é um arrebatador meio não apenas para completar/questionar/elaborar os conteúdos da matéria, como é fantástico para sensibilização estética.
Sabemos que de maneira geral, o público brasileiro se envolve com maior intensidade, e os alunos (universitários e da escola igualmente) devido aos meios de comunicação, mídias, com a produção cinematográfica norte-americana. Assim, oportunizamos informações e curiosidade a respeito da produção nacional, ajudando a criar uma sensibilidade para um tipo de narrativa fílmica mais ampla.
A leitura das imagens, das narrativas de filme, do conteúdo da disciplina sob orientação e o debate aberto das opiniões, oferece a todos os participantes um caminho para ensinar e aprender a lidar com o mundo das narrativas-imagens que nos rodeiam.
Devemos observar que o Projeto de Extensão ainda é recente e a nossa reflexão carece de mais observações e experiência, porém de antemão a oportunidade nos surge como espaço de pesquisa no campo de ensino e aprendizagem que daremos desenvolvimento durante o ano de 2017, tanto no que concerne o canal em si que é a “extensão”, como os meios é a linguagem dos filmes. No caso, são dois processos que se encontram na preocupação com a melhor formação do discente de história.

Referências bibliográficas
ARAUJO, Bruno Yuri; ULISSES, Ivaneide Barbosa; SANTIAGO, Francisca Flávia Vieira & LIMA, Nayane de Oliveira. Cinema, educação e História: das teorias acadêmicas as práticas educacionais públicas através da extensão. In: XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza, novembro/2016.
COSTA, Aryana Lima. A extensão na formação de profissionais de História. São Paulo: Revista Brasileira de História, v. 30, n° 60, p. 35-53 - 2010.
LIMA, Nayane de Olivera; ULISSES, Ivaneide Barbosa; ARAUJO, Bruno Yuri & SANTIAGO, Francisca Flávia Vieira. Memória e história local: a elaboração de roteiro de entrevistas em sala de aula do ensino fundamental. In: XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza, novembro/2016.
LIMA, Nayane de Oliveira & ULISSES, Ivaneide Barbosa. História do Brasil pelas vias do cinema: o uso de filmes como metodologia facilitadora de aprendizagem. In: XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza, novembro/2016.
ULISSES, Ivaneide Barbosa; ARAUJO, Bruno Yuri & LIMA, Nayane de Oliveira. Filmes: uso didático e de História Pública na escola de ensino fundamental. In: 3° Simpósio Internacional de História Pública. Crato, novembro/2016.
ULISSES, Ivaneide Barbosa & ARAUJO, Bruno Yuri. História do Brasil pelas vias do cinema. In: Anais do IV Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM). Mossoró, maio/2016.


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